Voltar ao topo

O II Encontro Imagens dos “Anos de Chumbo”: Saberes Interdisciplinares sobre a Ditadura Militar no Brasil, aconteceu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, durante o dia 04 de abril, de 2016.

Suas atividades iniciaram-se com a exibição de “Memória para uso diário”, filme do grupo Tortura Nunca Mais, seguindo da composição de três mesas sobre a temática da Ditadura Militar no Brasil.

A primeira mesa, “Informação, direitos humanos e memória: apontamentos sobre a ditadura militar no Brasil”, teve a participação da Professora Doutora Maria Guiomar da Cunha Frota (Ciência da Informação/UFMG), assim como da doutoranda Flaviane da Costa Oliveira (Psicologia/UFMG), como debatedora, Janaína Campos de Freitas (Psicologia/UFMG).

“Entre memória e história: a problemática da verdade na luta contra o esquecimento” foi a temática da segunda na mesa, da qual participaram a Professora Doutora Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento (Psicologia-UFMG), assim como contou com a colaboração de Walter Miez, que participou da mesa lendo um texto do Professor Dr. Rodrigo Patto Sá Motta. A doutoranda Carolina Dellamore Batista Scapelli (História/UFMG) figurou como palestrante da mesa, assim como a debatedora Ana Cláudia Ribeiro (Ciência da Informação/UFMG).

Encerrando o evento, a terceira mesa, “Justiça de transição e memória da ditadura: entre o público e o privado na busca pela reparação”, teve a participação do coordenador do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição, Professor Doutor Emilio Peluso Neder Meyer, assim como da doutoranda Juliana Ventura de Souza Fernandes (História/UFMG), e como debatedora a pesquisadora Jaíza Pollyanna Dias da Cruz Rocha (Psicologia/UFMG).Mesa 3

Na foto: Juliana Ventura de Souza Fernandes (História/UFMG); Jaíza Pollyanna Dias da Cruz Rocha (Psicologia/UFMG); Prof. Dr. Emilio Peluso Neder Meyer (Direito/UFMG);

Notícias relacionadas

Deixe um comentário