Evento – 10 anos da Lei da Comissão Nacional da Verdade

É com muita alegria que anuncia-se a abertura do edital para submissão de Resumos Expandidos no evento “10 anos da Lei da Comissão Nacional da Verdade” que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, promovido pelo Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT/UFMG), em parceria com o Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP).

O evento terá como tema central as perspectivas e tentativas de diagnósticos acerca da Justiça de Transição no Brasil, assim como seus avanços, retrocessos e impactos na construção dos conceitos de justiça, memória e verdade na sociedade brasileira. Com o intuito de rememorar os 10 anos da Lei da Comissão Nacional da Verdade e de promover debates que contribuam para a reflexão cada vez mais urgente na democracia brasileira, o evento se propõe, a partir de uma abordagem interdisciplinar, a analisar a Justiça de Transição através da ótica das diversas áreas do conhecimento, de forma a proporcionar uma visão holística do tema.

Confira os Simpósios Temáticos aprovados:

1- O descumprimento das Recomendações da CNV 10 Anos Depois: o esvaziamento de um projeto de efetivação de direitos humanos

Coordenadores(as): Jessica Holl (Universität Frankfurt); Felipe Guimarães Assis Tirado (King’s College London)

2- (FALTA DE) JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E BACKLASH AUTORITÁRIO NO BRASIL

Coordenadores(as): Mariana Tormin Tanos Lopes (UFMG); Ulisses Levy Silvério dos Reis (Ufersa)

3- Justiça de transição e a cultura da violência: o desafio de superar as colonialidades

Coordenadores(as): Paulo Henrique Borges da Rocha (UFOP); Silvia Gabriel Teixeira (Universidade de Lisboa)

4- Gênero, Sexualidades e a ditadura cisheteromilitar (1964-1985): contradiscursividades sobre vivências LGBTQIA+

Coordenadores(as): Rafael dos Reis Aguiar (UnB); Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia (UFOP); Renan Honório Quinalha (Unifesp)

5- Eleições e Justiça de Transição no Brasil: paradoxos ou resultados de um processo ineficiente?

Coordenadores(as): Emerson Francisco de Assis (UFPE); Yago Felipe Campelo de Lima (UFCG)

6- Justiça Transicional no Brasil: evidências, repertório e manutenção das memórias sociais

Coordenadores(as): Maria Alice Venancio Albuquerque (PUC-Rio); Tiago da Silva Cicilio (Puc-Rio)

7- Novos olhares para a violência de Estado a partir das comissões da verdade

Coordenadores(as): Camilla Cristina Silva (UFOP); Paula Franco (UnB)

8- Os limites da Justiça de Transição e seus efeitos sociais

Coordenadora: Silvia Maria Brandão Queiroz (Unifesp)

9- Golpe de 1964, Regime Militar e mobilizações sociais no Brasil: entre memória e o esquecimento

Coordenador: Carlos Alberto de Melo Silva Mota (UFPI)

Para acessar as descrições dos Simpósios Temáticos, clique aqui!

Para ter acesso ao EDITAL DE SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS – 2021/02, clique aqui!

Para ter acesso ao FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, clique aqui!

Para acessar o modelo de resumo expandido, clique aqui!

O resultado dos resumos expandidos aprovados  será divulgado até o dia 22 de outubro de 2021 por e-mail e nas redes sociais do CJT/UFMG.

Aguardamos a sua inscrição e submissão.

Cordialmente,

Comissão organizadora.