BRASIL: MPF REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO REGIONAL DA VERDADE

junho 13, 2018

Brasil . Justiça de Transição

O Ministério Público Federal (MPF) analisou em Uberlândia, no dia 25 de maio, recomendações da Comissão Regional da Verdade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba Ismene Mendes no que tange à retirada de homenagens públicas a agentes da ditadura, como nomes de ruas, praças e bustos, entre outros. Foi discutida também a possibilidade de dar visibilidade a vítimas da ditadura.

A subcomissão foi criada em 2014, e, atuando como uma ramificação da Comissão da Verdade em Minas Gerais (cuja sede é em Belo Horizonte), busca esclarecer acontecimentos nos quais houve a violação de direitos fundamentais.

O relatório de recomendações também aborda o caso de Rondon Pacheco, ex-governador de Minas Gerais, responsável por tortura, remoção compulsória, trabalho forçado e outras violações impostas ao povo Krenak durante seu governo (1971 –1975).

De acordo com Leonardo Andrade Macedo, procurador da República, responsável pelo inquérito, o objetivo foi ouvir a sociedade, além dos cidadãos e órgãos ligados direta ou indiretamente à promoção dos direitos humanos, principalmente aqueles envolvidos com a concretização do direito à memória e à verdade.

Leia mais clicando aqui ou aqui