ESPANHA: MINISTÉRIO DA DEFESA INVESTIGA MANIFESTOS PRÓ E CONTRA FRANCO

agosto 31, 2018

Justiça de Transição

Foram divulgados, recentemente, manifestos contra e a favor do ditador espanhol Francisco Franco. Em um dos documentos, cerca de 200 oficiais de reserva tecem elogios ao ditador e defendem o golpe de estado como medida necessária à época. Como resposta, aproximadamente 20 militares subscreveram declaração em que qualificam o período como
Em razão dos fatos, o Ministério da Defesa Espanhol instaurou inquérito pois, em ambos os grupos há ainda militares sujeitos ao regime disciplinar das Forças Armadas e que, portanto não poderiam externalizar preferências políticas.
A ditadura Franco foi marcada pela repressão brutal a opositores, tortura, morte e desaparecimento de milhares de pessoas, inclusive crianças crianças.

Leia mais clicando aqui.