NICARÁGUA: EUROCÂMARA PEDE AO GOVERNO DA NICARÁGUA QUE CESSE VIOLÊNCIA CONTRA MANIFESTANTES

junho 4, 2018

Justiça de Transição

O Parlamento Europeu condenou, no dia 31 de maio de 2018, a “brutal repressão” do governo nicaraguense contra manifestantes, e pediu que uma reforma política seja adotada. A reunião ocorreu em Estrasburgo, na França, com apuração de 539 votos a favor, 39 contra e 53 abstenções. Também foi pedido, aos manifestantes, que se abstenham de “recorrer à violência durante o exercício de seus direitos”.

Os protestos iniciaram-se em 18 de abril, motivados pela reforma da previdência social promovida pelo presidente Daniel Ortega, e já conta com pelo menos 92 mortos, segundo dados oficiais e de organizações de direitos humanos compilados pela Agence France-Presse. Os manifestantes exigem a renúncia do presidente, bem como da vice-presidente, sua esposa Rosario Murillo.

A Eurocâmara “condena a brutal repressão e intimidação dos manifestantes pacíficos na Nicarágua, que se opõem à reforma da previdência social, e lembra todas as forças de segurança da Nicarágua de seu dever, o de proteger seus cidadãos” e recomenda que “as autoridades da Nicarágua autorizem uma investigação internacional transparente e independente, a fim de processar os responsáveis pela repressão”.

Leia mais clicando aqui ou aqui.