CUBA: LÍDER DA OPOSIÇÃO É SOLTO E RELATA TORTURA PSICOLÓGICA

agosto 31, 2018

Justiça de Transição

José Daniel Ferrer, líder da União Patriótica de Cuba (Unpacu), foi liberado após duas semanas em prisão provisória. Ele foi acusado pela Promotoria de Santiago de Cuba de tentativa de assassinato a um oficial de polícia.

O opositor se comunicou por telefone com jornalistas presentes em uma entrevista coletiva em Miami e denunciou que sofreu “torturas psicológicas” durante seu tempo detido. Segundo ele, passou por um “interrogatório contínuo” e más condições de cela.

Ferrer anunciou também que soube da detenção de outro opositor, Jorge Luis García Pérez, líder da Frente Nacional de Resistência Cívica Orlando Zapata Tamayo. Além disso, ele agradeceu a solidariedade recebida e pediu que a população não se esqueça dos “cem presos políticos” que, segundo ele, se encontram em condições de campos de concentração.

O processo judicial contra Ferrer continua. De acordo com os autos do processo, ele deu partida em seu automóvel contra o oficial Dainier Suárez. O lider opositor afirma que não teve “tempo de manobrar” o automóvel.

Leia mais clicando aqui.