Quem Somos

O Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG é um projeto de pesquisa e extensão que visa possibilitar, por meio do lugar privilegiado da universidade, o envolvimento de pesquisadores, professores e estudantes, com as pautas da justiça de transição (memória e verdade, responsabilização, reparação e reformas institucionais) no Brasil e na América Latina, principalmente. Assumindo uma perspectiva transnacional, o que se busca fazer é não só aprimorar os estudos sobre contextos transicionais diversos (autoritarismo para democracia e conflito para pós-conflito), como também oferecer meios jurídicos e políticos para a atuação de pessoas e organizações da sociedade civil: resistentes, familiares de desaparecidos, ONG’s, associações, atores de direitos humanos. Isto sem deixar de promover um engajamento institucional com comissões da verdade, comissões de reparação, ombudsman’s, promotores e juízes.

O CJT/UFMG é membro permanente da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição.

Quadro Interno

Conselho Consultivo